capa fb cperfidia..2.jpg

PERFÍDIA NITERÓI 2021           _niterói _rj

      _4 a 6 de Março

 

PERFÍDIA – FESTIVAL DE PERFORMANCE E NOVAS MÍDIAS acontece pela primeira vez em Niterói, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2021 (quinta a sábado), com todas atividades virtuais e gratuitas, reunindo artistas, pesquisadores e coletivos que promovem o encontro entre arte e tecnologias.

Depois de navegar por Rio Preto e São Paulo, o festival desembarca em Niterói em uma edição totalmente online. No sábado (06/03), as atividades serão transmitidas ao vivo diretamente do MAC (Museu de Arte Contemporânea), através do site e do youtube do PERFÍDIA.

A realização e produção é assinada pela Neociclo Cultural, empresa local que acreditou no potencial de um festival que incentiva e dá visibilidade a artistas da cidade.

Além das performances, o festival também vai contar com atividades formativas (_compartilhamentos e _perfidiaLAB), uma mostra de _videoperformances e o _perfidinha, trazendo pela primeira vez uma atividade voltada para crianças e suas famílias.

A proposta do evento é promover o trabalho de criadores que navegam entre as artes da presença – teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, etc. – e as artes digitais – vídeo, som eletrônico, luz, projeções, mappings, circuit bendings, gambiarras, instalações interativas, entre outras infinitas possibilidades.

PERFÍDIA é um festival itinerante criado pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, que querem articular parcerias com agentes culturais de diversos territórios Brasil afora para ocupar de forma criativa as cidades e valorizar o potencial dos artistas locais. As primeiras edições aconteceram no estado de São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto (2017), e na capital (2019), ocupando o bairro da Luz, região de alta vulnerabilidade social conhecida como ‘cracolândia’.

A curadoria do PERFÍDIA NITERÓI será focada na cena fluminense, uma vez que a valorização dos artistas locais é uma das filosofias que marcam a itinerância do festival. A vinda à cidade é realizada pela produtora cultural niteroiense Carol Rodriguez, a partir de sua percepção do potencial de uma proposta como essa na região, onde muitos artistas da nova geração vêm experimentando e inovando com o uso das tecnologias digitais.

Diante do cenário de pandemia, que se estende em 2021, toda a programação do PERFÍDIA NITERÓI será realizada de forma virtual, através do Youtube do festival. E no sábado, com uma programação de performances transmitidas ao vivo direto da área externa do MAC, os espectadores poderão curtir o fim de tarde e a noite de sábado regados a performances de vídeo mapping (projeção de vídeo mapeada) na arquitetura do museu, acompanhadas por artistas autorais da música eletrônica, em variadas vertentes.

As transmissões poderão ser acompanhadas pelo Youtube do Festival e ficarão disponíveis no canal. A programação completa será divulgada no site e nas redes sociais da Plataforma PERFÍDIA.

O PERFÍDIA NITERÓI 2021 é uma realização da Neociclo Cultural em parceria com a Plataforma PERFÍDIA, sendo apoiada por: Lei Aldir Blanc, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Realização: Neociclo Cultural e Plataforma Perfídia 

Patrocínio: Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Direção Artística e Curadoria: Luciana Ramin e Otávio Oscar

Direção de Produção: Carol Rodriguez

Assistência de Curadoria e Produção: Lucas Assumpção

Comunicação: Gema Marketing

Apoio: MAC Niterói - Museu de Arte Contemporânea