
PERFÍDIA ONLINE 2021 _rede.mundial.de.computadores
_23 de Abril a 30 de Junho
Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc, apresentam
PERFÍDIA - FESTIVAL DE PERFORMANCE E NOVAS MÍDIAS é uma mostra híbrida multilinguagens, que contempla as integrações possíveis entre as artes da presença (teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, instalações) e as artes digitais (vídeo, som eletrônico, luz, projeções, videomappings, circuit bendings, softwares interativos, games, aplicativos, audiotours, realidade virtual, realidade aumentada).
Depois de realizar edições em São José do Rio Preto (2017) e em São Paulo (2019), a Plataforma Perfídia recebe inscrições para o Festival PERFÍDIA ONLINE 2021, realizado com recursos do Proac Expresso LAB, até 15 de março. O festival acontece entre 23 de abril e 30 de maio de 2021, através do site e das redes sociais da Plataforma Perfídia, reunindo pesquisadores, artistas e coletivos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Partindo da provocação paródica "o artista não está presente" e com curadoria de Luciana Ramin, fundadora e diretora do Agrupamento Andar7, e Otávio Oscar, articulador da plataforma de criação Agrupamento Cynétiko, o festival abriu um chamamento que buscou abarcar de modo amplo as expressões artísticas construídas e apresentadas em ambientes virtuais.
O PERFÍDIA ONLINE 2021 abre espaço para o encontro dos artistas da presença que experimentam o universo da difusão e interação virtual - dinâmica que foi acentuada pela pandemia de Covid-19 - e os artistas digitais que tiveram a oportunidade de difundir as pesquisas que já desenvolvem há muitos anos, compartilhando as soluções técnicas e as possibilidades poéticas que vêm experimentando ao longo de suas carreiras.
A edição online do festival busca promover o encontro entre essas duas vertentes, realizando uma mostra e um debate coletivo e aberto sobre as infinitas possibilidades da interação virtual nas artes, em enfrentamento criativo ao distanciamento.
A partir do chamada aberta realizada em Março, o festival abriu um terreiro de experimentações através da plataforma Hubs, da Mozilla, ambiente que abriga o espaço comum do festival.
Essa residência colaborativa, que chamamos de _perfídiaCOLAB, foi uma oportunidade de criação de obras inéditas para ambientes virtuais, através do encontro, da troca e da colaboração entre artistas, curadoria e equipe de tecnologia do festival.
Além das obras, o festival também conta com o _perfidiaMUSIC, uma programação de DJs ao longo de Abril e Maio; o _compartilhamentos, onde pesquisadoras em arte e tecnologia trocam saberes com o público; o _perfidiaLAB, laboratórios criativos abertos ao público; e o _provocações, que traz a criação de conteúdos por duas artistas-pesquisadoras que dialogam com a programação.
O Festival PERFÍDIA quer trazer para o centro da discussão o uso das novas tecnologias na construção de narrativas, corporalidades, experiências sensíveis e abordagem de temas pertinentes à sociedade contemporânea.
Projeto realizado através do apoio do PROAC EXPRESSO LAB - Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.
FICHA TÉCNICA
Realização: Plataforma Perfídia, através da Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Direção, Produção e Curadoria: Luciana Ramin e Otávio Oscar
Assistência de Produção: Ju Lima e Luanah Cruz
Redação e Produção Textual: Amilton de Azevedo
Identidade Visual e Design do Ambiente Virtual: Iasmim Pereira
Equipe de Tecnologia do Ambiente Virtual: Rodrigo Rezende, Rodrigo Dorta, Eduardo Affonso, Rodrigo Crissiuma e Anderson Gonçalves.
@rodrigorez @rodrigodortamarques @rodcrissiuma @andybarac
Design Gráfico: Márcio Freitas
Assessoria de Imprensa: Denise Lara
Redes Sociais: Felipe Fresi
_em breve
