PERFÍDIA ONLINE 2021            _rede.mundial.de.computadores

_23 de Abril a 30 de Maio

_abertas até 15 de Março

_em breve

PERFÍDIA - FESTIVAL DE PERFORMANCE E NOVAS MÍDIAS é uma mostra híbrida multilinguagens, que contempla as integrações possíveis entre as artes da presença (teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, instalações) e as artes digitais (vídeo, som eletrônico, luz, projeções, videomappings, circuit bendings, softwares interativos, games, aplicativos, audiotours, realidade virtual, realidade aumentada).

Depois de realizar edições em São José do Rio Preto (2017) e em São Paulo (2019), a Plataforma Perfídia recebe inscrições para o Festival PERFÍDIA ONLINE 2021, realizado com recursos do Proac Expresso LAB, até 15 de março. O festival está previsto para acontecer entre 23 de abril e 30 de maio de 2021, através do site e das redes sociais da Plataforma Perfídia, reunindo pesquisadores, artistas e coletivos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Partindo da provocação paródica "o artista não está presente" e com curadoria de Luciana Ramin, fundadora e diretora do Agrupamento Andar7, e Otávio Oscar, articulador da plataforma de criação Agrupamento Cynétiko, o festival abre um chamamento que busca abarcar de modo amplo as expressões artísticas construídas e apresentadas no ambiente virtual. O regulamento completo encontra-se disponível aqui no site.

O PERFÍDIA ONLINE 2021 abre espaço para o encontro dos artistas da presença que experimentaram pela primeira vez o universo da difusão e interação virtual por conta da pandemia de Covid-19 e os artistas digitais - além daqueles que trabalham de forma híbrida - que tiveram a oportunidade de difundir as pesquisas que já desenvolvem há muitos anos, compartilhando as soluções técnicas e as possibilidades poéticas que vêm experimentando ao longo de suas carreiras.

A edição online do festival buscará promover o encontro entre essas duas vertentes, realizando uma mostra e um debate coletivo e aberto sobre as infinitas possibilidades da interação virtual nas artes, em enfrentamento criativo ao distanciamento.

Interessados podem se cadastrar a partir de duas modalidades: cadastro de artista e cadastro de projeto. No primeiro caso, artistas ou coletivos inserem informações relativas ao trabalho desenvolvido e ficam abertos para proposições da curadoria e experimentos colaborativos que poderão ser articulados. Para o cadastro de projeto, artistas ou coletivos inserem a proposta de um projeto específico, que pode ser inédito ou não-inédito.

Um mesmo artista ou coletivo pode enviar quantos projetos desejar, além de ser possível cadastrar-se na primeira modalidade e também na segunda. No momento da inscrição, também é necessário selecionar uma categoria: são doze, no total, revelando a multiplicidade de proposições aceitas e procuradas para o PERFÍDIA.

Em diálogo com sua busca de viabilizar e dar visibilidade a artistas e coletivos que pesquisam campos híbridos, realizando ações disruptivas em construções de linguagem muitas vezes não-nomeadas, a curadoria oferece o espaço outres, pensando especificamente em proposições que não se encaixem nas demais categorias.

Há a possibilidade de inscrever propostas de oficinas virtuais (perfídiaLAB), obras de formatos extremamente diversos, de videoperformances à instalações virtuais, passando por audioguias e web art, além de outros projetos, como de intervenções no espaço público (perfídiaMapping) e de programação virtual infantil (perfidinha).

Até mesmo uma festa via videoconferência está prevista na categoria perfídiaMUSIC, voltada para DJs, VJs e performers. Destaca-se, ainda, o perfídiaCOLAB, onde as pessoas selecionadas se reunirão com a curadoria para, coletivamente, criar uma experiência colaborativa que será integrada à programação.

O Festival PERFÍDIA quer trazer para o centro da discussão o uso das novas tecnologias na construção de narrativas, corporalidades, experiências sensíveis e abordagem de temas pertinentes à sociedade contemporânea. Considerando o atual contexto da pandemia de Covid-19 no país e no mundo, não serão aceitos projetos de colaboração que envolvam aglomerações, sejam elas de artistas, técnicos ou público.

_chamamento aberto até o dia 15 de março

_regulamento e inscrições:

Projeto realizado através do apoio do PROAC EXPRESSO LAB - Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.

FICHA TÉCNICA

Realização: Plataforma Perfídia, através da Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Direção, Produção e Curadoria: Luciana Ramin e Otávio Oscar

Assistência de Produção: Ju Lima e Luanah Cruz